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13
Jun/2016

Diástase Abdominal: Uma disfunção preocupante

Fonte: Mais que Pilates

Apesar dos artigos e publicações, em geral, abordarem a Diástase Abdominal apenas como um problema advindo da gravidez, o excesso de peso e os exercícios abdominais executados de forma incorreta podem contribuir para o aparecimento dessa alteração na parede abdominal, tanto em homens quanto em mulheres. Em consequência dessa deformidade na região abdominal, a integridade do “core” pode diminuir potencialmente e, ainda, criar estratégias ruins para postura, movimento e/ou respiração, e criar falhas que favoreçam o aparecimento de dor lombar e disfunções no assoalho pélvico.

Os músculos abdominais são foco de treinamento em vários esportes e o grande objetivo em técnicas que exigem precisão e controle. Ter o abdômen bonito permeia o imaginário, o desejo contido dos “malhadores”, e caracteriza, muitas vezes, o aspecto saudável de um corpo. Mas a importância do abdômen (e seus músculos) vai além do referencial estético. O abdômen, com sua estrutura de músculos e fáscias, forma uma espécie de cinturão responsável por manter os órgãos abdominais em seu lugar e proteger todo conteúdo da cavidade abdominal.

Estes tecidos são importantes, também, pois participam da respiração, ajudam na postura, nos movimentos do tronco, na estabilização da coluna e, ainda, contribuem para as funções que envolvem a tosse, espirro, evacuação e trabalho de parto (Lee et al, 2008; Sapsford, 2004).

Os músculos abdominais que formam esse apoio elástico são: o reto abdominal, os oblíquos (externo e interno) e o transverso. Quando os músculos abdominais se distendem exageradamente ou sucessivas vezes, as fibras sofrem esgarçamento. A área central, conhecida como linha alba, que fica entre os retos e é formada de tecido conjuntivo, é a que mais sofre. Esta frouxidão na linha alba deixa um espaço entre os músculos retos abdominais, condição conhecida como Diástase Abdominal ou Diástase dos Retos. É mais comum acontecer próximo do umbigo e pode ser medida com os dedos ou paquímetro ou, então, de forma mais confiável, via USom.

Nas mulheres, a diástase é causada pela gravidez, obesidade ou idade (em associação com flacidez abdominal). Na gravidez, o útero aumentado de tamanho estira o abdômen para dar espaço ao crescimento do bebê e pode favorecer essa separação das duas grandes bandas paralelas do reto abdominal.Algumas condições favorecem o aparecimento da diástase nas grávidas como: maior idade da mãe, flacidez prévia, ganho de peso aumentado (da mãe e/ou bebê), exercícios abdominais “agressivos” após o 1o trimestre, gestações múltiplas, cesariana, etc. Em geral, nas pequenas diástases, ocorre uma resolução após 6 semanas do parto (Boissonnault, 1998), mas se bem reabilitado, o abdômen pode garantir boa função, mesmo existindo uma separação maior(Lee et al, 2008).

Embora pouco abordada, a Diástase também pode ocorrer em homens ou por aumento de peso e/ou por grandes pressões dentro do abdômen.Quando há acúmulo de gordura na região abdominal associado com distensão progressiva, por exemplo, ocorre deformidade na parede abdominal que pode provocar diástase do reto e hérnias abdominais (Pitanguy et al, 1999). Seu aparecimento está muito associado, também, ao aumento da idade, às flutuações de peso, halterofilismo, abdominais completos executados erroneamente, fraqueza abdominal familiar e condições crônicas que induzam à grande pressãodentro do abdômen (Nahaset al, 2001; Lockwood, 1998).

Mas disso tudo, o que é preocupante para nós que trabalhamos com movimento, é que: exercícios (principalmente, abdominais ‘pesados” e carregamento de peso) executados de forma incorreta, podem aumentar exageradamente a pressão intra-abdominal, favorecendo o aparecimento da diástase dos retos e resultando, ocasionalmente, em hérnias medianas.Numa importante página da Fisioterapia atual, o estudioso dos Trilhos Anatômicos, Tom Myers, escreveu num dos seus artigos que adquiriu uma diástase em função do mau uso da técnica de Pilates: “I had a mild one myself a few years ago via bad Pilates teaching”. Triste realidade!

O que se sabe é que uma Diástase maior que 2,5cm pode interferir na capacidade da musculatura abdominal de estabilizar o tronco e em funções como postura, controle lombo-pélvico, defecação, parto, contenção vesical. Como existe uma relação sinérgica entre os músculos abdominais e o assoalho pélvico, a diminuição da função muscular do abdômen, associada à diástase, pode afetar a performance do assoalho e provocar disfunções como a incontinência urinária de stress, incontinência fecal ou prolapso pélvico e, ainda, dor lombar (Sapsford e Hodges, 2001; Neumann e Gil, 2002; Spitznagle, 2007).

A boa notícia é que exercícios realizados corretamente podem favorecer a prevenção ou diminuição da diástase abdominal (Mesquitaet al, 1999; Rett et al, 2009; Difiore, 2000). Os exercícios de estabilização da coluna, muito utilizados nos tratamentos da dor lombar, serão os mais indicados para esses casos. Fazer uma longa, firme e sutil contração do transverso do abdômen, associada à ativação do assoalho pélvico é a dica importante para execução de todos os exercícios. Preferir os abdominais que movimentam as pernas (sem protrusão do abdômen) aos abdominais com movimentos do tronco e sempre, adaptando os exercícios para reduzir o stress sobre a parede abdominal.

Quando a cirurgia está indicada? Quando existem danos significativos às estruturas e uma tensão suficiente já não pode ser gerada para garantir uma pressão abdominal ideal, nem garantir a execução das funções. Ou seja: nos casos de pós-parto, onde a mulher ainda apresenta dor lombo-pélvica e/ou incontinência, mesmo após um ano realizando tratamento para restaurar a função; nos casos em que a largura da linha média está excedida e os conteúdos abdominais são facilmente palpáveis através da abertura, o que pode causar desconforto; e nos casos gerais que o tratamento não foi capaz de resolver a dor lombar e ainda há pobre controle pélvico e disfunção do assoalho pélvico.

Assim, para prevenir ou tratar a Diástase dos Retos a melhor estratégia é estimular a ativação dos músculos profundos. Exercitar-se com cautela e boa orientação físico-nutricional pode ser suficiente para alcançar os estereótipos de beleza. A saúde não pode ser apenas um objetivo, ela tem que ser um modo de vida. Transforme sua vida, dia a dia! Mude hábitos! Evite os “exageros”, respeitando seus limites! E bons treinos!

 

Super Combo contra Gordura Localizada e Celulite

Fonte:

Super Combo contra gordura localizada e celulite 10 sessões com todas as técnicas Manthus + Plataforma Vibratória + Endermoterapia + Drenagem Linfática Localizada R$ 70,00, Pacote com 10 sessões à vista R$ 600,00 ou R$ 650 parcelado em até 3 x nos cartões visa, master ou american.

 

Aproveite o inverno para cuidar do seu corpo, nesse super combo está incluso 10 sessões de tratamento com todas essas técnicas que unidas são infalíveis:

 

 

  • Manthus: Ultrassom de alta potência que promove a quebra das células de gordura, fazendo com que o seu corpo gaste aquelas gordurinhas indesejáveis que estão presentes também na celulite. A corrente presente no Manthus ativa a drenagem linfática celular, fazendo o seu corpo eliminar a celulite e o edema (inchaço presente).
  • Plataforma Vibratória: Tem um efeito potencializador do tratamento, pois além de ativar a circulação e ativar a drenagem linfática tonifica a musculatura do corpo todo, melhorando assim a sustentação da pele e o seu aspecto.
  • Endermoterapia: Também conhecido como vácuo, estimula a circulação da pele, ativando a produção do colágeno. Proporciona a quebra do tecido fibrótico presente na celulite, essa fibrose é que dá o aspecto de casca de laranja.
  • Drenagem Linfática Localizada: Finaliza o tratamento removendo o excesso de líquido diretamente para os linfonodos promovendo a absorção e eliminação do inchaço.

 

www.fisiobeautypilates.com.br

Melhorar a Cólica, Alívio da TPM e Osteoporose com Pilates

Fonte: Fisiociência

 

Existe um número muito grande de mulheres que sofrem com terríveis cólicas e até dores lombares durante a menstruação. Esses sintomas podem, sim, ser muito minimizados com a prática do método pilates. É sabido que outros sintomas que podem ser combatidos são os edemas ou inchaço nas pernas, as dores pelo corpo além de outros problemas relacionados à saúde feminina podem desaparecer com a prática do Pilates. 
Esse método tem várias funções que melhoram a saúde e, sobretudo, pode ajudar as mulheres a atenuar o stress no período pré-menstrual, a má postura durante a gestação devido ao aumento da mama e do peso, tão comuns nesse período; além dos efeitos da osteoporose no processo de envelhecimento feminino. 
Cada uma dessas alterações vai ser beneficiada pelo pilates de diferentes formas. O nível de stress é controlado pelo efeito da concentração na geração da conexão entre mente e corpo; com isso, o aluno desconecta-se com o problema que é a etiologia do stress e, consequentemente, diminui a produção de cortisol (hormônio marcador do nível de stress), melhorando a irritabilidade e a ansiedade durante o período pré-menstrual. 
O edema das extremidades (inchaço das pernas) e cansaço (sensação de peso) são combatidos com ativação da panturrilha durante todos os exercícios de flexão plantar e dorso flexão, o que gera o bombeamento linfático. Esse equilíbrio hídrico depende da ação da musculatura da panturrilha (perna) a qual é extremamente estimulada durante a aula de Pilates. 
Já a osteoporose é atenuada devido a tensão e stress ósseo gerado durante os exercícios de Pilates, além de trabalhar com compressões e descompressões articulares gerando maior produção de células ósseas, que beneficiará a perda durante o processo de osteoporose. 
Em relação a postura de hipercifose e hiperlordose durante a gestação, o método trabalha os músculos estabilizadores que melhoram o reposicionamento da pelve e das escápulas – que são alteradas com o peso aumentado da mama.

 

Dores nas Costas: 5 Perguntas e Respostas sobre os Efeitos do Pilates

Fonte: Fisiociência

1 – Quais problemas da coluna vertebral podem ser tratados com o Pilates?

 

Resposta: O Método Pilates, além de ser usado para condicionamento físico e qualidade de vida, tem grande indicação para dores nas costas (lombalgias) decorrentes de disfunções da coluna vertebral; as quais afetam populações de todas as idades, sexo e classe sociais.

As disfunções mais comuns que podem ser tratadas com o método pilates são os desvios posturais (escoliose, hipercifose, hiperlordose), hérnia de disco e instabilidades vertebrais.

 

2 – O Pilates acaba com o problema de coluna ou é uma forma de tratamento que ameniza dores?

 

Resposta: Diferente de muitos outros métodos terapêuticos, o método pilates poderá tratar as dores da coluna de forma definitiva, uma vez que ele promove fortalecimento da musculatura profunda da coluna – a qual é responsável pela estabilidade das vértebras – reduzindo assim as sobrecargas nas estruturas da coluna como disco vertebral, ligamentos, vasos e articulações; tratando, desta forma, as dores nas costas.

 

3 – O tratamento de disfunções da coluna vertebral com Pilates pode ser feito por qualquer pessoa, independente da idade?

 

Resposta: O tratamento é indicado para pessoas de todas as idades, de 8 a 80 anos.

 

4 – Cite os problemas de coluna mais comuns, quais os exercícios que podem ser feitos para melhorar e qual a duração, em média, do tratamento de cada doença.

 

Resposta: As disfunções mais comuns que podem ser tratadas com pilates são os desvios posturais (escoliose, hipercifose, hiperlordose), hérnia de disco e instabilidades vertebrais.

Os exercícios desenvolvidos no solo (Mat Pilates), nos equipamentos (Studio Pilates) e com o uso dos acessórios como bola, rolo, círculo e faixa elástica poderão ser usados no tratamento das disfunções.

O tempo de tratamento depende da disfunção  e do tempo que o paciente terá para se dedicar as aulas de pilates. O tratamento deverá ter uma freqüência mínima de três vezes por semana e, após término do tratamento, o paciente poderá usar o método para condicionamento físico e melhora da qualidade de vida.

 

5 – O Pilates também pode ajudar a prevenir problemas de coluna? Por que?

 

Resposta: Sim. Uma das principais causas de dor na coluna é a fraqueza da musculatura profunda que estabiliza as vértebras, desta forma, um método que promove o fortalecimento da musculatura profunda que estabiliza as estruturas ósseas da coluna, poderá prevenir problemas de dores da coluna decorrente de hábitos diários como sentar, dirigir, andar feitos de forma incorreta.

Pilates na Terceira Idade

Fonte: Fisiociência

Previna dores nas costas e outras disfunções na terceira idade


No Brasil, os idosos são hoje cerca de 21 milhões, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base no Censo 2010. A qualidade de vida na terceira idade é um desejo de todos e pode ser definida como a manutenção da saúde. Em função disso, a procura por atividades físicas cresce entre a população com mais de 60 anos, seja por estética ou por elas ajudarem no alívio das dores articulares causada pela idade.
O Pilates é um método de exercícios que tem duas principais indicações que são: melhora da performance (fitness) e tratamento/prevenções de disfunções motoras  ósseas e musculares (reabilitação e qualidade de vida).
As aulas de Pilates respeitam sempre os princípios do método, independente da idade. Por meio da contração muscular submáxima, resistida pelas molas dos equipamentos, os ossos são submetidos à carga mecânica, fato que pode favorecer o aumento da massa óssea. Desta forma, os exercícios de Pilates podem interferir positivamente na densidade óssea ajudando no controle da osteoporose ou na prevenção da doença.
Contudo, alguns cuidados deverão ser tomados com alunos que apresentam osteoporose e hipercifose (“corcunda”). Para esses alunos, deve-se evitar excesso de carga nas estruturas ósseas até que o aluno apresente força muscular suficiente para suportar as descargas de peso.
Os pontos que mais precisam ser trabalhados nas aulas dos alunos da terceira idade são o equilíbrio (prevenir quedas), a força muscular e resistência óssea (para gerar autonomia e prevenir perda acelerada da massa muscular e óssea) e o alívio da dor muscular e articular.
Desta forma, o Pilates torna-se a alternativa mais completa para amenizar e, até mesmo, reverter os efeitos do tempo sobre o corpo físico. Com essa perspectiva, a atividade tem ganhado espaço na medicina geriátrica, sendo indicada como tratamento e melhora da qualidade de vida dos idosos.


Previna a perda de massa muscular


A técnica tem a importante função de prevenir a perda de fibras musculares durante o envelhecimento. Os exercícios realizados em máxima contração, com conexão mente-músculo, são capazes de promover maior recrutamento muscular e consequentemente maior geração de força. Desta forma, a perda de massa muscular (hipotrófica muscular senil) é prevenida, podendo ser um método que remedia a chamada sarcopenia (perda de fibras musculares durante o envelhecimento).
Os exercícios podem ser encarados como um processo prazeroso e benéfico, fazendo que os alunos que procuraram a modalidade por ordem médica acabem criando o hábito de praticá-la. O aluno  que fizer uma aula experimental verá as grandes diferenças entre academia ou a fisioterapia.
O Pilates, além de fortalecer e flexibilizar os músculos, alivia o estresse, auxiliando na promoção da saúde total do indivíduo. O exercício físico libera substâncias químicas no cérebro, ocasionando uma sensação de bem estar e de euforia. “Tais substâncias, conhecidas como endorfina, têm qualidades semelhantes as da morfina que são referidas como a própria morfina natural do corpo”, diz o pesquisador no assunto Ronberts.  
Experimente o método e se apaixone!

Cirurgia Plástica de Abdômen: Pilates Potencializa

Fonte: Fisiociência e Revista Época

Definir Abdômen com Exercícios de Pilates


A cirurgia plástica e lipoaspiração são hoje técnicas usadas para melhorar os contornos corporais, contudo, a maior definição do abdômen ocorre quando fortalecemos músculos específicos. Temos um músculo profundo no abdômen que funciona como uma cinta abdominal, chamado de transverso do abdômen; ele é a chave do sucesso de uma cintura definida. Desta forma, o ideal seria conciliar o fortalecimento desse músculo às técnicas e habilidades da cirurgia plástica.


A associação com o método Pilates seria a mais perfeita associação para um resultado mais duradouro e satisfatório. O método Pilates é composto por séries de exercícios que, entre suas funções, está a hipertrofia muscular profunda. Os exercícios podem fazer parte do pré e pós-operatório e, assim, potencializar o resultado da cirurgia plástica, especialmente em cirurgias de mama e de abdômen. Após 30 aulas, já é possível notar a diferença no corpo. 


No caso de uma cirurgia plástica abdominal, o método atua no fortalecimento do músculo transverso do abdômen, também chamado de cinturão abdominal ou espartilho abdominal. Sua anatomia ajuda a definir o contorno da cintura. Desta forma, se esse músculo está forte após uma abdominoplastia, o contorno abdominal ficará melhor, uma vez que ele é responsável pela contenção dos órgãos abdominais.


Para se entender a função deste músculo, imagine você “murchando” a barriga. É essa ação que o músculo faz quando contrai. O músculo forte ajudará a definir o contorno do abdômen tornando o efeito da cirurgia abdominal mais evidente. 


Nas cirurgias de mama, os exercícios de Pilates contribuem, principalmente, para a reorganização da postura do tronco, resultando num tórax em harmonia com a nova mama. Nas cirurgias de redução, o Pilates promove um realinhamento da coluna torácica o que contribui para um melhor efeito do procedimento cirúrgico. 


O ideal é que o paciente que tem planos de se submeter a uma cirurgia plástica no abdômen ou nas mamas comece um programa de Pilates que evidencie a área a ser operada especificando os músculos que serão solicitados no pós-operatório e, assim, potencializar o resultado da cirurgia. 


A liberação para a prática do Pilates após a cirurgia plástica varia conforme cada procedimento. O método sempre trabalha o indivíduo como um todo, mas quando se trata de reabilitação pós-cirúrgica, são trabalhados, inicialmente, os segmentos não operados.


Após liberação médica o paciente passa por um treinamento completo e evolui com ênfase na parte operada para acelerar a recuperação e potencializar o efeito da cirurgia. O método Pilates é uma forma de treinamento para ser adotado como um meio de equilibrar o corpo e a mente.

Porque o método causa tanto sucesso entre aqueles que querem definir o corpo?

Fonte: Fisiociência


Bem, definir o corpo nada mais é que causar hipertrofia nos músculos por meio do exercício de contração submáxima. Essa hipertrofia, hoje, é algo desejado e esperado por aqueles que querem um corpo em forma e definido.

 Esta adaptação muscular pode ser possível por meio do método pilates, contudo, de forma saudável, para que os alunos consigam o resultado esperado sem sobrecarga articular ou lesão muscular.


A hipertrofia organizada é aquela na qual os músculos desenvolvem área e comprimento muscular, gerando força e flexibilidade. Ou seja, a hipertrofia organizada é nada mais que o aumento do volume muscular de forma equilibrada, aumentando de forma proporcional comprimento e diâmetro muscular.


Para alcançar este aumento de volume muscular, o pilates é um ótimo método; ao contrário de outras técnicas que causam uma hipertrofia desorganizada – onde aumentam, quase sempre, a área (diâmetro) sem aumentar o comprimento muscular, tornando-os encurtados e, consequentemente, sobrecarregando as articulações e causando encurtamento generalizado.


O método pilates trabalha essa hipertrofia organizada por meio de sua metodologia que prioriza padrão motor de contração submáxima e tensão máxima de alongamento, por meio da amplitude máxima de movimento durante todas as aulas de Pilates. Este resultado é alcançado por meio dos estímulos visuais, verbais e táteis, dados sempre pelo professor. Essa é a grande vantagem do método: músculos e articulações jovens e funcionais até os 80 anos ou mais!

Exercícios de Pilates Clássico Científico podem Transformar Colunas Velhas em Colunas Jovens!

Fonte: Fisiociência


Segundo estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS), 80% da população mundial teve, tem ou terá dor na coluna pelo menos uma vez na vida. A má postura durante as tarefas do dia é a principal causa das dores.

 O método Pilates, além de proporcionar a melhora da forma física, é usado mundialmente para tratar disfunções da coluna vertebral que afetam pessoas de todas as idades, sendo apontadas por pesquisas como um dos principais problemas de saúde da sociedade moderna.


Os exercícios podem ser indicados para reorganizar desvios posturais como escoliose, hipercifose e hiperlordose, estabilizar a coluna lombar que tem doenças como hérnia de disco e instabilidades muscular segmentar. O método promove equilíbrio neuromuscular e hipertrofia organizada (força e flexibilidade), tratando e prevenindo problemas decorrentes de posturas e hábitos diários incorretos adquiridos na hora de sentar, dirigir, andar, e até em atividades esportivas e profissionais.

 
Diferente de muitos outros métodos terapêuticos, o Pilates pode tratar dores da coluna de forma definitiva. Uma das principais causas de dores nas costas é a fraqueza da musculatura profunda da coluna, a qual é responsável pela estabilização das vértebras. 

Considerando essa debilidade, os exercícios de Pilates promovem o fortalecimento dessa musculatura, reduzindo as sobrecargas nas estruturas passivas da coluna como disco intervertebral, ligamentos, vasos e articulações.


Os exercícios indicados são os do repertório original do Mat Pilates, Studio Pilates e Pilates Acessórios, com o uso de magic circle, form roller, bosu, balance disk e elastic band. O tempo de tratamento depende da disfunção da coluna e do tempo que o paciente terá para se dedicar as aulas de Pilates Clássico Científico.

 O tratamento deverá ter uma frequência mínima de três vezes por semana.
O método pilates não é simplesmente um método de tratamento, mas de qualidade e vida. Assim, após o período de tratamento, o paciente se transforma em aluno para continuar a prática do método como condicionamento físico e melhora da qualidade de vida.


Dra. Eliane explica que a prática de Pilates para a reabilitação ou condicionamento físico deve ser feita com profissionais especializados, com conhecimento científico do método, para que o tratamento seja eficaz. Não se aceitam mais tratamentos ou técnicas empíricas sem evidências práticas e comprovação científica.