(51) 98181.8384

Fisioterapia

Massagem Terapêutica

A massagem pode auxiliar em alguns tratamentos de saúde. Quando ela respeita o perfil e a condição do paciente e é realizada por um profissional qualificado, a massagem terapêutica pode potencializar os resultados dos tratamentos convencionais.

A massagem pode ter manobras suaves ou demandar grande pressão. 

No geral, o objetivo da massagem é promover o relaxamento de músculos, tendões e ligamentos e fáscias. Mas ela vai muito além disso! 

Confira quais são os benefícios da massagem para a saúde:

1- Estresse e depressão

Você é uma pessoa ansiosa? Está estressado ou foi diagnosticado com depressão? Sessões de massagem podem auxiliar a amenizar esses sintomas, já que durante a massagem há o aumento da dopamina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer.

2- Insônia

A massagem proporcionam conforto e descanso. Isto auxilia a aliviar pontos de tensão muscular, melhorando a condição do sono.

3- Circulação e inchaço

Nestes casos, é recomendada a massagem denominada “drenagem linfática”, que ajuda na ativação da circulação sanguínea, redução da retenção de líquido e combate à celulite.
Os movimentos deste tipo de massagem aumentam a circulação sanguínea e linfática, proporcionando a vasodilatação e a redução do inchaço na região massageada.

4- Dores no corpo

A massagem terapêutica ajuda a alivar as tensões musculares, eliminando dores e desativando os trigger points (pontos de dor), atuando sobre as cadeias das fáscias musculares.

Dry Needling

O Dry Needling é um excelente recurso no alívio e até mesmo na cura de dores musculares, podendo ser aplicado em combinação com outras terapias, ou mesmo como uma terapia isolada e única.

Trata-se de uma técnica invasiva que utiliza o "agulhamento seco", sem medicação, em pontos específicos para o tratamento, promovendo o alívio e até mesmo remissão total de dor, através de reflexo neuromuscular relaxante, bioquímicos e imunológicos locais. 

Pode ser utilizado em diversos distúrbios como:

 

  • Dores musculares em geral
  • Dores nas costas
  • Dores no pescoço
  • Dores nos ombros
  • Dores nas pernas e pés
  • Tratamento dos trigger e tender points
  • Dores de cabeça
Terapia Manual

A terapia manual é a área da fisioterapia que contempla o uso de um conjunto de técnicas manuais em benefício do paciente. 

Dentre elas destacam-se a Quiropraxia, Osteopatia, Maitland, Mulligan, Cadeias Musculares, Trilhos Fasciais, entre outras. 
Possui uma visão global do organismo e utiliza-se de recursos diagnósticos e terapêuticos em estruturas que a fisioterapia convencional não atua, como por exemplo, mobilizações articulares acessórias, manipulação visceral, miofascial, craniana e neural.

 Em muitas das vezes é possível tratar um paciente sem encostar na região da dor.
As manipulações viscerais proporcionam uma melhora funcional nas restrições de mobilidades dos órgãos e sistemas, apresentando também uma melhora visível na postura corporal dos pacientes.

 Com a evolução das técnicas, é possível simplificar a avaliação e a intervenção direta como a abordagem desenvolvida pelo fisioterapeuta e osteopata Dr. Gilles Barette do Instituto de Terapia Manual de Paris.

As técnicas crânio-sacrais são realizadas com toques sutis, capazes de influenciar o sistema nervoso central e periférico, as cadeias articulares, fasciais e musculares à distância, além do bem-estar que proporciona ao receptor.

O profissional vai adquirindo uma sensibilidade maior no decorrer da prática clínica, tornando-se apto a aperfeiçoar seus tratamentos em técnicas mais avançadas e recentes como a Manipulação Tecidual Funcional (therapietissulairefonctionnelle.fr) e a Microfisioterapia por exemplo.

A prevenção, um dos atributos da fisioterapia, com terapia manual não é algo de conhecimento da população bem como de muitos profissionais, pois a maioria dos distúrbios degenerativos músculo-esqueléticos apresentam em um estágio inicial alterações biomecânicas assintomáticas que podem ser detectadas e tratadas manualmente, antes do aparecimento dos sintomas, processos inflamatórios e degenerativos.

 Devemos conscientizar os pacientes da necessidade de realizar uma manutenção periódica no sistema músculo-esquelético.

 Para muitos leigos, a terapia manual é chamada e solicitada como um tipo de massagem e muitos a procuram por insatisfação com a fisioterapia convencional, pois os resultados são mais rápidos e eficientes, além da carência do toque.

Liberação Miofascial

Liberação miofascial é uma técnica altamente especializada de alongamento utilizado por fisioterapeutas para tratar pacientes com uma variedade de problemas de tecidos moles.

A fáscia é uma lâmina de tecido conjuntivo que envolve cada músculo, e cada fibra dentro de um musculo, protegendo e evitando o atrito e coordenando seus movimentos. Auxilia no deslizamento dos músculos entre si. Em certos locais, a fáscia pode se encontrar mais espessa e dela partem prolongamentos que vão se fixar aos ossos, denominadas de septos intermusculares, com função de separar grupos musculares em compartimentos.

 


Todo o alongamento muscular é, na verdade, o alongamento da fáscia e do músculo, a unidade miofascial. Quando as fibras musculares são lesadas, as fibras e as fáscias ao seu redor tornam-se curtas e tensas. Este stress desigual pode ser transmitido através da fáscia para outras partes do corpo, causando dor e uma variedade de outros sintomas em áreas muitas vezes não esperadas. Liberação miofascial trata esses sintomas aliviando a tensão desigual na fáscia lesionada.

Em outras palavras, liberação miofascial é o alongamento da fáscia. Pequenas áreas de músculo são tratadas a cada movimento. Por vezes, o terapeuta utiliza apenas dois dedos para estirar uma pequena parte de um músculo. O feedback que o terapeuta sente determina que músculos sejam alongados e em que ordem.

A aplicação da técnica de liberação miofascial baseia-se sempre nos mesmos componentes. O fisioterapeuta encontra a área de tensão. Um alongamento é aplicado à área contraturada. O fisioterapeuta espera o tecido relaxar e, em seguida, aumenta o alongamento. O processo é repetido até que a área esteja totalmente relaxada. Em seguida, a próxima área é tratada.

O terapeuta encontra pontos doloridos apenas pelo tato. Muitas vezes, os pacientes são incapazes de identificar alguns pontos doloridos ou que estão acostumados a viver com eles até o fisioterapeuta encontra-los. São os pontos gatilhos miofasciais. O tamanho e a sensibilidade desses pontos doloridos vão diminuindo com o tratamento.

A maioria dos pacientes fica surpresa como a liberação miofascial é suave. Pode ser extremamente relaxante. Alguns pacientes chegam a adormecer durante o tratamento.

Liberação miofascial não é massagem. Liberação miofascial é usada para equalizar a tensão muscular em todo o corpo. Tensão muscular desigual pode contrair músculos e comprimir nervos, causando dor. Soltando e manipulçandpo as aderencias da fáscia e devolvendo-lhe a sua elasticidade e flexibilidade perdidas consegue-se eliminar dores sejam elas crónicas ou não, do tipo dores miofascias.

Q progresso é medido por uma diminuição na dor do paciente e por uma melhoria na postura geral.


Quem pode se beneficiar de liberação miofascial?

Vitimas de acidentes, traumatismos, infecções e muitas outras situações que criam alterações na estrutura fascial que acabam por resultar em dores.

A Liberação miofascial demanda tempo e atenção individualizada. Tratamentos mais tradicionais de fisioterapia que são menos trabalhosos podem ser tentados antes de se optar pela técnica de liberação miofascial.

 

Liberação miofascial é altamente eficaz no tratamento de pacientes com os seguintes diagnósticos:

Dores causadas por lesões do tipo golpe em chicote do pescoço, dor cervical crônica, dor de cabeça, alguns tipos de tonturas e vertigens, disfunção com dor na ATM, dor ao longo da coluna torácica, tensão lombar, dor lombar crônica, síndrome do desfiladeiro toraxico, queixas de dores complexas pelo corpo, fibromialgia, fibrosite, disfunção com dor miofascial, fasciíte plantar, sintomas pós-pólio, pontos-gatilho, síndrome do túnel do carpo.

Reeducação Postural
Fisioterapia

A clínica Fisiobeauty Fisioterapia e Studio de Pilates conta com atendimento fisioterapêutico personalizado, com atendimentos direcionados para as necessidades do paciente.

 

Realizamos avaliação postural de todos os nossos alunos e pacientes e priorizamos o tratamento do corpo de forma global, proporcionando uma melhora efetiva e duradoura.

 

Dentro do nosso atendimento fisioterapêutico atendemos apenas um paciente por horário.

 

Contamos com aparelhos de alta tecnologia para a reabilitação de traumato-ortopedia como:

 

 

  • Tens convencional, burst, vif, acupuntural
  • Corrente interferencial
  • Corrente Russa
  • Infravermelho

 

Além de atendimentos de:

 

 

  • Terapia Manual
  • Liberação Miofascial
  • Mobilizações Neurais
  • Massagem Terapêutica
  • Reeducação Postural
  • Cinesioterapia
  • Studio de Pilates
  • Treinamento Funcional

 

Todos esses recursos são utilizados dentro das necessidades de cada paciente de acordo com a avaliação fisioterapêutica.

 

 

 

ESTABILIZAÇÃO SEGMENTAR VERTEBRAL

 

A instabilidade do tronco, tem se revelado como um fator predisponente para o desenvolvimento das dores lombar e cervical. Contudo, o tratamento de estabilização segmentar vertebral, tem se tornado necessário na recuperação das dores e complicações da coluna vertebral.

O que é Estabilização Segmentar Vertebral?

A estabilização segmentar vertebral (ESV) é uma técnica criada por fisioterapeutas e pesquisadores australianos da Universidade de Queensland, que visa devolver a função de estabilização de diferentes segmentos da coluna vertebral. O tratamento é direcionado com exercícios de fortalecimento muscular para a região cervical e lombar que promovem uma melhor sustentação para toda coluna.Os resultados podem ser imediatos na redução da dor e ao longo do tratamento, melhora-se a instabilidade da coluna.
O tratamento objetiva a contração conjunta e antecipada da musculatura do transverso do abdômen, multífido e assoalho pélvico; que agem como uma cinta interna protetora lombar e juntamente com o fortalecimento dos músculos profundos da cervical, estabilizam a coluna. O tratamento se divide em quatro estágios: no primeiro, são isoladas e treinadas as musculaturas da unidade interna sem carga; no segundo, treina-se a musculatura da unidade interna diminuindo a base de sustentação, começando a associar os movimentos dos membros superiores e inferiores. No estágio seguinte, é efetuado o controle da musculatura da unidade interna associando movimentos funcionais. Finalmente, no quarto estágio, integram-se os músculos da unidade interna e externa (músculos globais). Esses exercícios são realizados com o Stabilizer ou aparelho de pressão, aparelho que monitora a manutenção da pelve neutra, posição ideal para que os exercícios sejam realizados sem sobrecarregar as articulações da coluna.

Estes aparelhos auxiliam na manutenção da pelve neutra, sendo esta, a posição ideal para não haver sobrecarga na região cervical e lombar durante os exercícios terapêuticos. A etapa posterior, é conseguir realizar os exercícios mantendo a pelve neutra sem o auxílio do stabilizer e dessa forma, o paciente estará apto a realizar qualquer atividade do seu dia, preservando a coluna.


Por que estabilizar a coluna?

Mais de 80% da população mundial teve ou terá a experiência de dor lombar alguma vez na vida. Aproximadamente 80% destas pessoas apresentam recorrência dentro de um ano após o primeiro episódio de dor lombar. Sabe-se também que esta dor pode desaparecer entre 4 - 6 semanas, porém, os músculos profundos (estabilizadores) permanencem em disfuncão, inibidos. Cientificamente, nenhuma outra forma de tratamento demonstrou tamanha efetividade na disfunção lombo-pélvica. 
Cerca de 10 milhões de brasileiros ficam incapacitados por causa desta morbidade. Portanto, a ESV deve ser vista de forma preventiva, objetivando proteger a coluna e os demais segmentos para as atividades de vida diárias, evitando maiores sobrecargas e futuras lesões.


Indicações:


• Dor lombar aguda e crônica;
• Hérnia de disco;
• Dor e disfunções cervicais;
• Cefaléia;
• Dores irradiadas;
• Reabilitação desportiva;
• Incontinência Urinária e Fecal;
• Artrose
• Espondilolistese;
• Espondilólise;
• Instabilidade articular;
• Melhora do tônus muscular; 
• Melhora da flexibilidade;
• Melhora da consciência corporal.

O protocolo de tratamento compreende em sessões de 2 a 3 vezes por semana, no período de 3 meses, determinadas a partir de uma avaliação individualizada. A sessão dura  50 minutos.
 

RPG - Reeducação Postural Global

É um método da fisioterapia que trata das desarmonias do corpo humano levando em consideração as necessidades individuais de cada paciente, já que cada organismo reage de maneira diferente às agressões sofridas. É uma técnica revolucionária que considera ossistemas muscular, sensitivo e esquelético como um todo e procura tratar, de forma individualizada, os músculos que se diferenciam na estrutura.

A Reeducação Postural Global – RPG é um método de fisioterapia que faz a correção da postura através de alongamentos globais que envolvem todas as cadeias musculares do corpo, e se utiliza também de exercícios ativos ministrados e aprendidos pelo paciente e ainda reforço na conscientização de percepção do alongamento e retração das cadeias musculares de forma global, constando de um método de educação e orientação das posturas.

Fisioterapia indicada para dores e distúrbios na coluna vertebral, má postura, problemas ortopédicos, inflamações osteoarticulares, estresse, cefaléia, labirintites, ansiedade, dentre outros.

Atendimentos à domicilio - Entre em contato para obter valores

Oferecemos atendimentos domiciliares:

 

  • Drenagem Linfática
  • Fisioterapia
  • Massagem Terapêutica
  • Drenagem Linfática Pós-Operatória de Lipoaspiração e Abdominoplastia
  • Atendimento inclusive aos finais de semana e feriados!!

 

Entre em contato pelo what's up 51 981818384

Pilates/Treinamento Funcional

Pilates

Trabalhamos com Pilates Contemporâneo. O diferencial do Pilates Contemporâneo é priorizar a anatomia funcional do corpo, ou seja tem um enfoque na manutenção e correção da postura para sua forma fisiológica proporcionando maior bem estar. Além disso, permite tratar os mais diversos tipo de patologias. Nossas aulas são dinâmicas e variadas.

  • Fazemos avaliação postural de todos os nossos alunos/pacientes.
  • Dentro do valor do Pilates está incluso treinamento com a plataforma vibratória sem custo extra.
  • Aulas dentro do Studio completo.
  • Duração das aulas 50 minutos.
  • Aulas personalizadas em ambiente climatizado orientada por fisioterapeuta.
  • Aulas focadas no objetivo do aluno/paciente: definição muscular e hipertrofia, reeducação postural, emagrecimento, reabilitação.
  • Priorizamos a saúde e bem estar.
  • Trabalhamos também com Pilates focado na reabilitação.
  • Aulas especiais  para pacientes com hérnia de disco.
  • Temos a opção de associar Pilates com Treinamento funcional com aulas mais dinâmicas e desafiadoras.

 

Benefícios do Pilates
Combate o estresse

A série, criada pelo alemão Joseph Pilates, contempla uma ordem específica de exercícios que obedece a um ritmo respiratório e que exige concentração. Por isso, ao longo do curso, os praticantes adquirem um poder maior de controle sobre o corpo, o que possibilita lidar melhor com situações de estresse, ansiedade e nervosismo.

Ameniza dores


O Pilates é muito recomendado para pessoas com dores, principalmente nas costas. Os exercícios promovem o realinhamento da coluna e o fortalecimento da musculatura abdominal, fazendo com que naturalmente deixemos de forçar as costas ao realizarmos esforços físicos. Além disso, os exercícios de fortalecimento e alongamento direcionados para partes específicas do corpo também contribuem para a reabilitação de diversas patologias. O método só não é indicado para pacientes com problemas em estágio avançado.


Melhora a respiração

O indivíduo que tem estresse ou ansiedade constante interrompe a respiração normal, gerando um bloqueio no músculo do diafragma. Como o Pilates trabalha a musculatura respiratória, ele é capaz de ensinar novamente essas pessoas a respirar, o que é feito pela associação dos exercícios a um tempo preciso de inspiração e expiração.

Corrige a postura

Quando o Pilates foi criado por Joseph Pilates, acreditava-se que a coluna ideal deveria ser ereta.  Hoje, sabemos que a coluna possui curvas fisiológicas que devem ser respeitadas para uma maior absorção do impacto e resistência a esforços. Por meio de exercícios de alongamento axial, isto é, com a coluna alinhada e alongada durante toda a sessão, adquire-se maior força nos músculos que sustentam a lombar. Isso se reflete naturalmente nas atividades do dia a dia.

Melhora o desempenho na corrida

Pode até não parecer, mas a corrida é uma atividade que exige técnica. Realizá-la sem estar preparado ou de maneira incorreta pode causar diversas lesões no praticante, e é nesse ponto que o Pilates pode ser de grande ajuda. Por meio da reeducação da respiração e da concentração adquiridas no método, correr pode se tornar uma atividade mais prazerosa e com resultados mais rápidos. Além disso, a consciência corporal desenvolvida no Pilates auxilia o equilíbrio do corredor e o alinhamento do corpo.

Trabalha os músculos

O grande diferencial do método Pilates é que o fortalecimento muscular é realizado de forma global e não segmentar. Durante os exercícios, ocorre a ativação simultânea de diversos grupos musculares e há uma integração dos músculos principais, secundários e posturais. Além disso, as articulações também são estimuladas.

Melhora a flexibilidade

 Os exercícios voltados para a melhora da flexibilidade são aqueles que enfatizam o alongamento global do corpo. "Trabalhando a extensão de músculos e articulações, percebemos mudanças positivas em atividades como amarrar os sapatos e vestir as calças, por exemplo.

Estimula a coordenação motora

O conhecimento do nosso próprio corpo, ou a chamada consciência corporal, é um aprendizado sobre como devemos nos movimentar e usar músculos e articulações a nosso favor. Por meio do Pilates, é possível adquirir equilíbrio e melhor percepção espacial dos objetos em relação a si mesmo.

Previne fraturas osteoporóticas

O Pilates pode ser um grande aliado na prevenção de fraturas ocasionadas pela perda de massa óssea, característica da osteoporose.

Primeiro porque o método aumenta a força muscular, ajudando a modelar a estrutura óssea. Segundo, pelo fato de melhorar a coordenação motora, auxiliando o corpo a ter equilíbrio. Por fim, estimula o alongamento, tornando o praticante mais ágil e atento à postura.

 

 

Pilates associado ao Treinamento Funcional

Trabalhamos com o Pilates associado ao Treinamento Funcional, tornando as aulas mais dinâmicas e criativas, aumentando assim o gasto calórico para que você atinja seus resultados mais rapidamente.

  • Fazemos avaliação postural de todos os nossos alunos/pacientes.
  • Dentro do valor do Pilates está incluso treinamento com a plataforma vibratória sem custo extra.
  • Aulas dentro do Studio completo.
  • Duração das aulas 50 minutos.
  • Aulas personalizadas em ambiente climatizado orientada por fisioterapeuta.
  • Aulas focadas no objetivo do aluno/paciente: definição muscular e hipertrofia, reeducação postural, emagrecimento, reabilitação.
  • Priorizamos a saúde e bem estar.
  • Trabalhamos também com Pilates focado na reabilitação.
  • Aulas especiais  para pacientes com hérnia de disco.
  • Temos a opção de associar Pilates com Treinamento funcional com aulas mais dinâmicas e desafiadoras.
Plataforma Vibratória

É um equipamento de alta tecnologia que consiste em melhorar e potencializar o recrutamento das fibras musculares sem sobrecarregar as articulações, permite realizar exercícios para todas as partes do corpo de forma muito mais eficiente. Com o Plataforma Vibratória é possível treinar os músculos dos braços, pernas, peitorais, costas e abdominais assim como realizar alongamentos e massagens.

Benefícios do treino na Plataforma Vibratória

O treino completo tem duração de 30 minutos e os resultados, em pouco tempo, são notados. Com apenas 12 minutos de exercício, pode-se perder até 200 calorias e a plataforma também pode ser utilizada por pessoas da terceira idade e atletas de elite. Outra vantagem é a estimulação das fibras musculares, em 40 a 60% superior ao treino de musculação normal, além de um menor desgaste das articulações.

Indicação

 

  • Aumentar a força e definição muscular.


 

  • Combater a celulite.


 

  • Aumentar da circulação sanguínea em até 70% promovendo a drenagem linfática naturalmente.
  • Estimular o sistema neurológico melhorando o equilíbrio e a coordenação.
  • Aumentar os níveis de hormônios chave - testosterona, hormônio de crescimento, IGF-I e serotonina.
  • Ajudar na prevenção do processo de degeneração óssea (osteoporose), aumentando a densidade mineral óssea.
  • Promover o ganho de massa e força muscular em exercícios de cadeia fechada.
  • Diminuir o nível de cortisol - hormônio ligado ao estresse.
  • Ajudar a reduzir a dor.
  • Aumentar a taxa metabólica.
  • Melhorar a flexibilidade.





Outras indicações para o uso da Plataforma:

 

  • Pré-operatório: Para prevenir problemas circulatórios e evitar atrofia muscular.
  • Estabilização Postural, Equilíbrio e Propriocepção: A vibração ativa todas as fibras musculares do corpo, atuando assim na conscientização corporal.


 

Estética

Peeling de Diamante

É um tratamento de renovação celular que devolve a elasticidade, clareia as manchas, diminui a oleosidade e a acne e ainda é e menos agressivo que alguns peelings químicos.O método consiste em uma microdermoabrasão superficial, onde é usada uma ponteira de diamante que desliza sobre a pele promovendo uma esfoliação. O principal objetivo desse peeling é refazer a superfície da pele, reduzindo as rugas finas e diminuindo os poros que estão dilatados.

A abrasão e esfoliação são controladas e estimulam a formação de colágeno – proteína natural da pele – que vem a ser a chave da elasticidade e do tônus facial. É um peeling leve e retira somente uma parte da epiderme, podendo ser usado para preparo da pele para peelings químicos ou usado isoladamente com bons resultados.

O tratamento age de maneira suave e progressiva, pode ser usado em todos os tipos de pele, inclusive em peles morenas e também bronzeadas. É realizado no consultório, sendo indicado para suavizar manchas de pele, no tratamento de estrias, flacidez e rejuvenescimento. Também está bem indicado para as “bolinhas do bumbum”, que aparecem em pessoas que ficam grandes períodos sentadas ou usam roupas muito justas com resultados satisfatórios.

No tratamento das estrias, o processo se dá acordo com o tipo da estria e pode ser um pouco mais agressivo, sendo assim, o especialista regula a abrasão para fina ou grossa. A ponteira é conectada a um aparelho de vácuo que puxa a pele e a comprime contra o diamante, tornando a esfoliação ainda mais efetiva. É ideal para eliminar estrias novas que estão ainda vermelhas. Mas, também diminui bastante a visibilidade das brancas que já são antigas. O método é indolor. Porém a paciente pode apresentar vermelhidão ou eritema nas áreas tratadas e fica proibida de tomar sol por cerca de três meses.

São necessárias de 5 a 10 sessões com intervalos 15 /15 dias ou até mensais que varia de acordo com a indicação.

 

Corrente Russa

O que é Corrente Russa?


É o nome de tonificação muscular realizado através de um aparelho de eletroterapia capaz de promover a contração muscular por meio de corrente elétrica.
Leva esse nome por ter sido desenvolvido na Rússia na década de 80, pois foi o verificado que os astronautas russos, ao retornarem da missão espacial, sofriam flacidez, atrofia e fadiga muscular. Observando esse quadro, cientistas desenvolveram essa corrente para solucionar o problema no menor tempo possível.
Equipamento com tecnologia de ponta, adotada pelos maiores centros de estética, é indolor e extremamente eficiente no tratamento de fortalecimento muscular e modelagem corporal.
A eletroestimulação por Corrente Russa, na qual a estimulação elétrica pode recrutar um número maior de unidades motoras, tendo como conseqüência um maior recrutamento de fibras musculares e maior sincronia entre as mesmas durante a contração promovida, o que a diferencia de uma contração voluntária, proporcionando uma maior hipertrofia da musculatura estimulada.

Vantagens da Corrente Russa

Ao associar uma contração isométrica junto à estimulação, existe a possibilidade de promover um recrutamento ainda maios das fibras, proporcionando assim um maior fortalecimento, pois essa associação faz com que a corrente seja mais confortável e, como conseqüência, mais suportável, o que aumenta a tolerância pelo paciente, encorajando-o a utilizar uma intensidade mais alta, o que promove uma contração mais forte.
A Corrente Russa é capaz de remodelar o corpo, combatendo a flacidez, de várias origens de forma rápida e eficaz. Só para se ter uma idéia, 10 minutos de Estimulação Russa sobre o abdome equivalem a 400 abdominais realizados de forma correta, pois, com o uso da corrente, há um recrutamento de 40% a mais das fibras musculares do que no exercício comum.

Objetivo

O objetivo da Corrente Russa é elevar a capacidade muscular, porém, para que haja uma boa modelagem corporal, é extremamente necessária que se faça uma atividade física aeróbica aliada à aceleração do metabolismo para a queima de gordura localizada.

ATENÇÃO! A estimulação Russa deve ser usada em conjunto com exercício físico e não como uma alternativa a ele. 

Pacotes com 10 sessões de Corrente Russa por R$ 450,00 Aproveite !

Limpeza de Pele Profunda

A limpeza de pele profunda facial remove todas as impurezas do rosto, cravos e pontinhos pretos, espinhas e comedões. 

Frequentemente o rosto está mais exposto que outras partes do corpo à fumaça, poeira, vento, sujeira do ar, etc. 

A importância de limpar o rosto diariamente diminui os problemas na pele, deixando com uma aparência mais uniforme e limpa, porém sabemos que mesmo que a limpeza superficial seja feita em casa, deve-se utilizar um produto especifico para cda tipo de pele e a mesma serve como prevenção.

Abaixo descrevemos passo a passo, todo procedimento realizado na Limpeza de Pele Profunda realizada na Clinica Fisiobeauty.

  1. Higienização profunda da pele;
  2. Esfoliação;
  3. Tonificação;
  4. Bandagem com  emolientes , afim de amolecer os comedões (cravos);
  5. Vapor de ozônio, ajuda na dilatação dos poros e também remove os radicais livres da pele;
  6. Extração dos comedões,  manualmente e com aparelho;
  7. Aplicação do aparelho de alta frequência,  para cauterização dos locais de extração e ajuda a fechar os poros;
  8. Aplicação de máscara hidratante  e calmante;
  9. Finalizando com uma agradável massagem facial  e aplicação do bloqueador solar.

DURAÇÃO : Aproximadamente 1h40min

Rejuvenescimento Facial

O que é?

 

O envelhecimento facial é um fenômeno caracterizado pela perda da elasticidade da pele (ritidose ou rugas), pela queda dos tecidos, pele, músculos, gordura, pelo crescimento das cartilagens e pela absorção óssea (esqueletização).

 

A ação da força da gravidade é um dos fatores que causa envelhecimento, por exemplo: na queda das “bochechas”, no “queixo duplo”, no aspecto triste que a sobrancelha caída aparenta.

 

Outro fenômeno que tem papel importante na gênese do envelhecimento é a radiação solar. A exposição excessiva, tão caracteristicamente desenfreada na nossa sociedade, é causa de dano intenso nas células da pele, fazendo com que apareçam rugas, manchas e outras marcas de envelhecimento.

 

Fatores genéticos, ou características familiares e raciais, também têm o seu papel no aparecimento mais ou menos precoce dos sinais de envelhecimento.

 

Outro dado importante é o crescimento das cartilagens, como por exemplo, no nariz, com o consequente aumento da projeção e a “queda” da ponta. Ganho e perda de peso, na tradicional “gangorra”, contribui para a aceleração do processo. As pessoas que utilizam muito a “expressão facial” ao falar também tendem a apressar o aparecimento das rugas. O fumo também é um fator acelerador do envelhecimento facial.

 

Prevenção

 

As medidas de prevenção incluem os cuidados com a textura da pele, evitar ganho e perda excessiva de peso, limitar a exposição solar, inclusive utilizando filtros bloqueadores solares e não fumar.

 

Tratamento

 

O tratamento dependerá do grau de envelhecimento da pele, do resultado esperado pelo paciente e de uma criteriosa avaliação médica. Poderá variar de tratamentos mais simples, como peeling superficial, até peelings profundos ou até mesma cirurgia. Podem ser indicados os seguintes tratamentos:

 

  •  Carboxiterapia;
  •  Peelings;
  •  Radiofrequência
  •  Eletrolifting
  •  Corrente Russa Facial
Eletrolifting

A galvanopuntura ou eletrolifting associa a corrente contínua filtrada com intensidades na ordem dos microamperes com o estímulo mecânico da agulha (pólo negativo). Combina os efeitos intrínsecos da corrente galvânica e os efeitos decorrentes da inflamação aguda provocada pela agulha.

Na estria a introdução subepidérmica da agulha causa uma resposta inflamatória aguda, porém localizada, exacerbada pela corrente. 

A região é preenchida por exsudado inflamatório, iniciando-se em simultâneo o processo de reepitelização, obrigando as células epidérmicas a penetrar pelo interior da fenda provocada pela agulha.

 A galvanopuntura é portanto, capaz de desencadear proliferação vascular, neovascularização, síntese de colágeno, retorno da sensibilidade e consequentemente melhoria do aspeto da estria.

Eletrolifting: Embora a utilização na estria seja mais comum e esteja mais estudada, a corrente galvânica também tem sido aplicada com bons resultados na redução de rugas e linhas de expressão, sendo as bases fisiológicas as mesmas que no tratamento da estria.

 

Indicações da galvanopuntura:

  • Estrias;
  • Envelhecimento cutâneo

Contra-indicações da galvanopuntura:

  • Propensão a quelóide;
  • Síndrome de Cushing;
  • Diabetes;
  • Hemofilia;
  • Uso frequente de corticóides;
  • Patologias circulatórias;
  • Alergia a metais;
  • Distúrbios de sensibilidade.

Precauções da galvanopuntura:

  • Vitiligo;
  • Psoríase;
  • Indivíduos com muita tendência a alergias;
  • Vegetarianos (averiguar se compensam a carência de proteína animal).
Eletrolipólise

A eletrolipólise é indicada para o tratamento de:

 

  • Adiposidade localizada;
  • Como complemento cirúrgico em nódulos e retrações pós-lipoaspiração;
  • Diminuição da perimetria de coxa, quadril e abdômen;
  • Pode haver discreta perda de peso, melhora circulatória local e melhora da troficidade da pele da área tratada;
  • Diminuição da perimetria em coxas, quadril e abdômen.

Tratamento efetivo e com ótimos resultados.

 


Como esse tratamento atua:

São introduzidas agulhas de acupuntura que funcionam como eletrodos, e são introduzidas nos locais a serem tratados
Duração das sessões 50 minutos

 

  • Efeito joule;
  • Efeito eletrolítico;
  • Efeito de estímulo circulatório;
  • Efeito neuro-hormonal;
  • Efeito eletromecânico;
Endermologia - Vacuoterapia

A vacuoterapia atua mecanicamente nos sistemas circulatórios (venoso e linfático), regulando o equilíbrio hídrico, a circulação de nutrientes e a eliminação de toxinas dos tecidos. É uma técnica que podemos utilizar nos tratamentos faciais e corporais clássicos assim como no pré e pós-operatório.

A utilização da vacuoterapia na estética pode e deve ser associada a outros procedimentos otimizando o resultado final do tratamento. Como exemplo, a utilização da vacuoterapia, após o uso do ultrassom e manthus e antes da aplicação da Carboxiterapia nos tratamentos de fibro-edema-ginóide (celulite).

O fisioterapeuta aplica sobre a parte do corpo a ser tratada deslizando na pele do paciente em direção à circulação linfática, produzindo uma massagem forte com a produção do vácuo (sucção).

É uma técnica francesa que associa drenagem linfática e massagem. O aparelho é composto de vários cabeçotes, sendo um para cada tipo de tratamento.

A aplicação estimula a circulação local, desorganiza as células adiposas e rompe os nódulos fibrosos que caracterizam a celulite, com isso a gordura local também é estimulada e transforma-se em glicerol, substância absorvida pela circulação linfáticae eliminada do organismo, restaurando a qualidade do tecido cutâneo.

Indicações: Na prevenção e tratamento à celulite, gordura localizada, redução de perímetros corporais e tonificação tecidual. Além de promover um relaxamento muscular, favorece a circulação e estimula a eliminação de toxinas pelo organismo.

 

Ultra Derm Spray

Trata-se de um equipamento elétrico que aciona um compressor gerador de pressão negativa e positiva.

A pressão negativa realiza a depressomassagem do tecido subcutâneo enquanto a positiva possibilita a realização da drenagem linfática através do sistema Pump e a pulverização de líquidos através do sistema spray.

O equipamento apresenta diversos acessórios usados em tratamentos corporais e faciais.

Possui uma saída para a função vacuoterapia, uma saída para as funções pump e spray e um vacuômetro que permite ao profissional ajustar a intensidade das pressões conforme a necessidade do tratamento.

 

BENEFÍCIOS:

Vacuoterapia: 


Favorecimento das trocas gasosas; 
Aumento da mobilidade dos líquidos corporais; 
Aumento do trofismo tissular; 
Melhora da tonificação tissular; 
Ação sobre os gânglios linfáticos; 

Drenagem Linfática: 


Respostas imunes com produção e renovação de células de defesa;
Velocidade da filtração da linfa aumenta com a velocidade de sua passagem pelo linfonodo onde ocorre a filtração; 
Filtração e absorção dos capilares sangüíneos; 
Quantidade maior de linfa processada nos gânglios linfáticos; 
Eliminação de substâncias simpaticolíticas no organismo; 
Aumento da quantidade de líquido eliminado; 
Melhora da nutrição celular; 
Melhora da oxigenação dos tecidos; 
Desintoxicação dos tecidos intersticiais; 
Eliminação do ácido lático da musculatura esquelética; 
Absorção dos nutrientes do trato digestivo.


INDICAÇÕES:

 Vacuoterapia:

 
Sequelas de acne; 
Auxiliar na extração de comedões; 
Linhas de expressão; 
Envelhecimento cutâneo; 
Celulite - Paniculopatia edemato fibro esclerótica PEFE = FEG; 
Estrias;
Pré e pós-operatório; 
Cicatrizes em geral; 
Flacidez cutânea em geral, incluindo mamas e glúteos; 
Distúrbios músculo-esqueléticos, dermatológicos e endócrino-metabólicos. 

Drenagem Linfática: 


Trabalha a estase circulatória (quando não há comprometimento patogênico e infeccioso); 
Auxilia na reabsorção das toxinas dos líquidos no espaço intersticial; 
Beneficia a eliminação dos catabólitos e a estimulação do metabolismo celular, diminuindo a fibrose tissular; 
Auxilia no pré e pós-cirúrgico, além de outros procedimentos na eletroterapia; 
Linfedemas e edemas; 
Paniculopatia Edemato Fibro Esclerótica (PEFE =celulite); 
Insuficiência venosa crônica; 
Obesidade;
Mastodinia: tensão mamária sentida durante a fase de ovulação; 
Queimaduras: em fase inicial, o tratamento deverá ser realizado nas regiões próximas à injúria. Durante o processo cicatricial sem presença de lesões, pode-se realizar a drenagem sobre o tecido cicatrizado; 
Acne. 

Radiofrequência Corporal e Facial

Indicação

 

Redução de flacidez de pele na face e no corpo, celulite e gordura localizada.

 

Tratamento de Flacidez

 

Com uma pele pra lá de sensível e delicada, o rosto é uma vítima certa de um dos principais sintomas do envelhecimento: a flacidez. No entanto a energia de Radiofrequência (RF) tem sido aplicada com sucesso no rosto, minimizando o aspecto flácido da pele.

O tratamento age para fortalecer as fibras de colágeno, que foram enfraquecidas devido à idade e várias formas de stress. A energia da RF aquece a derme e estimula a síntese do colágeno, para fortalecer as fibras existentes e dessa forma obter uma melhora na flacidez e textura da pele. A contração imediata nas fibras do tecido resulta em uma aparência de uma pele mais lisa e firme.

Os tratamentos para a redução de flacidez podem ser realizados em regiões da face tais como as áreas sensíveis perto dos olhos e da testa, mandíbula e bochecha e também no pescoço, colo e braços.

É um tratamento seguro, eficaz que não apresenta efeitos colaterais.

Recomenda-se um programa de tratamento de 10 sessões para se obter os melhores resultados.

 

Tratamento de Celulite

 

A celulite ocorre em mais de 80% das mulheres com idade acima de 20 anos.

Mesmo jovens e pessoas magras têm celulite e isto normalmente inicia-se na puberdade. A Radiofrequência Spectra foi desenvolvida para tratar a celulite reforçando as fibras de colágeno existentes, devolvendo uma aparência mais tonificada e firme à sua pele.

A energia de Radiofrequência estimula processos regenerativos naturais do corpo. Com uma penetração profunda e aquecendo a derme, a energia de RF alcança camadas de gordura, estimulando a lipólise, reduzindo assim o volume das células de gordura e aumentando o seu metabolismo. O resultado será uma pele visivelmente mais lisa e tonificada.

O programa recomendado de tratamento consiste de 10 sessões, dependendo do tipo de pele e das características físicas.

Os tratamentos são efetivos e os resultados são visíveis a partir da 1ª sessão.

 

 

 

Carboxiterapia

A Carboxiterapia é um tratamento estético, não cirúrgico, de última geração, que consiste na terapêutica subcutânea (hipodérmica) do Anidro Carbônico (CO2 – Gás Carbônico). 

Tem ganho muito espaço nos tratamentos estéticos devido aos bons resultados obtidos na redução de celulite, estrias, flacidez, linhas de expressão e olheiras.
O Gás Carbônico é um gás atóxico, não embólico e produzido normalmente em nosso corpo como intermediário do metabolismo celular. 

O Gás Carbônico puro medicinal é o mesmo utilizado corriqueiramente em cirurgia de videolaparoscopica (para promover a dilatação abdominal), histeroscopia e como contraste em arteriografias, nesses procedimentos a infusão freqüentemente ultrapassa 10 litros, sem que haja efeitos sistêmicos significativos.

Quais são suas indicações?


A carboxiterapia é a moderna técnica na qual o gás carbônico é injetado no tecido subcutâneo utilizando-se uma agulha muito fina, melhorando a circulação e oxigenação dos tecidos, promovendo o combate da celulite, gordura localizada e flacidez.


Uma vez que a carboxiterapia também estimula a formação de colágeno e novas fibras elásticas, ela também é indicada para o tratamento de estrias, olheiras, e rejuvenescimento facial e corporal.


Como e quando surgiu?


Desenvolvida na França nos anos 30 (Águas Termais de Royat) e liderada pelo Dr. Jean Baptiste Romuef através de um estudo de aproximadamente 20 anos. Desde então, vem sendo amplamente utilizada.


Como funciona?


O gás carbônico é normalmente encontrado em no nosso organismo. Em situações de repouso nosso corpo produz cerca de 200 ml/min do mesmo, aumentando em até 10 vezes frente a esforços físicos intensos.

 Durante o tratamento na carboxiterapia o profissional irá controlar a infusão do fluxo e o volume total injetados, utilizando fluxos entre 20 e 100 ml/min e volume total administrados de no máximo 1 litro.


A ação farmacológica do anidro carbônico sobre o tecido está muito bem estudada. Ele promove a vasodilatação local, com conseqüente aumento do fluxo vascular e da pressão parcial de oxigênio (pO2), há redução da afinidade da hemoglobina pelo oxigênio, resultando em maior quantidade deste disponível para o tecido, melhorando a micro-circulação, a oxigenação dos tecidos, ajudando a dissolver os nódulos de celulite e a ruptura das células de gordura, aumenta a produção de colágeno, reduzindo a flacidez tecidual.

O processo é doloroso?


Não. O procedimento é realizado com uma agulha muito fina como a de insulina. Alguns pacientes relatam a sensação de ardor na área que está sendo tratada com a duração de poucos segundos. Como resultado do aumento da circulação sanguínea os pacientes podem ter a sensação de aumento da temperatura local durante 10 a 20 minutos após a sessão.


Quantas sessões são necessárias?


O resultado esperado e a freqüência variam de acordo com o tipo de pele, biótipo e grau de alteração a ser tratada, porém é possível notar a pele mais saudável, normalmente, a partir da quinta a oitava sessão. 

As linhas de expressão normalmente amenizam a partir da sexta aplicação.


O número de sessões e freqüência de aplicação devem ser decididos pelo profissional após a realização de uma avaliação.


O tratamento é seguro?


O equipamento de carboxiterapia tem aprovação de comercialização e uso pelo F.D.A. Americano e Ministério da Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
Há grande número de publicações científicas a partir dos anos 50, embora a maior parte concentre-se entre 1985 e 2002.

Após tratamento com CO2, aumento da espessura da derme e rearranjo das fibras de colágeno.


Quais são os possíveis efeitos colaterais?


Possíveis efeitos colaterais limitam-se a leve desconforto durante o tratamento, pequenos hematomas decorrentes da punção, sensação de crepitação no local e o aumento da pressão parcial que desaparece, em média, em até 30 minutos.
Não é necessário fazer repouso ou qualquer outro tipo de tratamento complementar, já que você poderá retornar às suas atividades normais ao fim de cada sessão.
Vale lembrar que este tratamento deve sempre ser realizado por profissionais habilitados.

Manthus

Manthus

 

Equipamento computadorizado, extremamente preciso e versátil, constituído por geradores de ultrassom e correntes.

 

Como funciona?

 

Este equipamento trabalha com as chamadas terapias combinadas, constituídas por um potente emissor de ultrassom, associado a um gerador de estímulos elétricos estereodinâmicas, bem como correntes polarizadas com grande penetração. As correntes estereodinâmicas aceleram o sistema linfático, diminuindo a célula de gordura e as toxinas que foram expulsas com a realização do ultrassom. As correntes polarizadas permitem com que o aparelho realize a introdução de princípios ativos (melanges) específicos para redução de gordura localizada, celulite e flacidez de pele.

 

Qual a indicação?

 

- gordura localizada

- flacidez de pele

- celulite de todos os graus

- pós-operatório de cirurgias plásticas

 

O Manthus dói?

 

A paciente pode sentir uma sensação de formigamento.

 

Quantas sessões são necessárias?

 

As sessões são prescritas de acordo com a avaliação, e deve focar o principal problema apresentado. Geralmente são indicadas um mínimo de 10 sessões, que são ajustadas de acordo com a evolução do tratamento.

Drenagem Linfática

A massagem deve ser feita de maneira leve e com pressão moderada

 

O que é a drenagem linfática?

A drenagem linfática é uma técnica de massagem que tem por objetivo estimular o sistema linfático - uma rede complexa de vasos que movem fluidos pelo corpo - a trabalhar de forma mais acelerada.

 

 

Linfa

O sistema linfático trabalha como uma terceira circulação, além da arterial e da venosa. "A linfa é o líquido que circula através dessa rede de vasos linfáticos". Ela é rica em proteínas, glóbulos brancos, microrganismo, células mortas, células sanguíneas e pode também carrear bactérias e toxinas. Seu aspecto é viscoso e amarelado. A linfa, assim como o sangue, realiza trocas metabólicas com as células e em seguida é recolhida pelos vasos do sistema linfático, retornando aos gânglios.

 

 

Gânglios linfáticos

Os gânglios linfáticos, ou linfonodos, são encontrados em todo o corpo. Eles são parte importante do sistema imunológico. Sua função é ajudar o corpo a reconhecer e combater germes, infecções e outras substâncias estranhas. É para eles que a linfa recolhida dos vasos é direcionada para ser filtrada.

 

 As áreas comuns em que os linfonodos podem ser sentidos, através da palpação, incluem:

 

- Virilha

- Axila

- Pescoço (existe uma cadeia de linfonodos de cada lado do pescoço)

- Abaixo da mandíbula e do queixo

- Atrás das orelhas

- Na parte posterior da cabeça

OBJETIVOS DA DRENAGEM LINFÁTICA

A função da drenagem linfática é retirar a linfa que fica acumulada entre as células. Com isso, há a diminuição de edemas e melhora da celulite. O procedimento melhora também a circulação em geral, relaxa o corpo e combate a gordura localizada - uma vez que a massagem aumenta o metabolismo do local.

COMO É FEITA A DRENAGEM LINFÁTICA

Para que seja eficiente, a drenagem linfática deve ser feita sobre o trajeto dos vasos linfáticos, no sentido do gânglio linfático. Quando feita de forma manual, os movimentos são leves, com pressão em bracelete. Nas pernas, os movimentos são ascendentes: da perna até a fossa poplítea (parte posterior do joelho), da coxa até a virilha.

 

Na barriga o movimento deve ser feito até a virilha. A drenagem linfática pode ser feita com ajuda de aparelhos - mas não é tão eficiente quanto a manual, uma vez que o profissional consegue inspecionar a área a ser massageada e trabalhar mais as áreas mais necessitadas. Para que seja mais eficiente, recomenda-se que o profissional faça o esvaziamento dos gânglios linfático, com movimentos circulares no sentido horário, antes de drenar a linfa em sua direção.

NÚMERO DE SESSÕES NECESSÁRIAS DE DRENAGEM LINFÁTICA

A drenagem linfática é um tratamento que deve ser feito sempre. Isso porque quando a pessoa deixa de fazer a drenagem linfática, a retenção de líquidos volta. O número de sessões varia de acordo com cada caso, em geral são recomendadas uma ou duas sessões de drenagem linfática por semana.

CONTRAINDICAÇÕES DA DRENAGEM LINFÁTICA

 

A drenagem linfática está contraindicada para pessoas com infecção, risco vascular - insuficiência cardíaca, trombose, hipertensão descompensada - e para pacientes que estejam usando alguns remédios específicos para o tratamento de quimioterapia.

RESULTADOS DA DRENAGEM LINFÁTICA

Os benefícios gerais da drenagem linfática, como a melhora de edema, podem ser sentidos imediatamente. Já no caso da celulite, os resultados dependem de uma série de fatores, como alimentação, tabagismo, estresse, e do grau da celulite. É preciso antes mudar os hábitos que causam a retenção de líquidos. Em quadros mais avançados, são necessárias mais sessões de drenagem linfática para que sejam vistos os resultados.

 

Drenagem Linfática Pós - Operatória

A drenagem linfática pós lipoescultura, colocação de prótese de mama, bem como abdominoplastia é fundamental para um resultado excelente do procedimento cirúrgico.
Além de aliviar o desconforto da paciente já nas primeiras sessões, diminui o edema na região, evita a formação de fibroses, aderências, edema crônico e seromas que podem comprometer o resultado do procedimento estético.
A utilização do Manthus tem demonstrado resultados excelentes e extremamente rápidos. O utilização do ultra-som no P.O já tem eficácia comprovada por inúmeros trabalhos, visto que interfere no processo de cicatrização dos tecidos, melhorando a circulação sanguínea e linfática, promovendo uma melhor nutrição celular. No Manthus o efeito do Ultra-som é potencializado pela corrente presente no cabeçote que tem por finalidade estimular a drenagem linfática no tecido tratado.
O paciente que já inicia a drenagem linfática com o Manthus, geralmente não necessita de mais do que 10 a 20 sessões de drenagem linfática, o que corresponde a dois pacotes de tratamento. A frequência ideal é de 3 x por semana.
O Manthus também trata com sucesso alguns inconvenientes que ocorrem quando a paciente não realiza a drenagem linfática, ou a mesma não é realizada por profissionais adequados, o que infelizmente não é incomum. Transtornos como fibroses, aderências, e até mesmo flacidez de tecido no P.O são tratados com sucesso, e os resultados aparecem já nas primeiras sessões.
Nas sessões de tratamento após a aplicação do Manthus é realizada a drenagem linfática manual, segundo Leduc, levando em torno de 50 minutos.

Carboxiterapia Facial

A carboxiterapia consiste na aplicação de gás carbônico (CO2) nos tecidos com pressão controlada.
O gás carbônico é o produto natural do metabolismo após o uso de oxigênio, sendo produzido no organismo diariamente em grandes quantidades e, portanto não apresenta alergia ou toxicidade, se usado na quantidade habitual.
Durante o tratamento é injetado o gás carbônico, utilizando uma agulha muito fina, sendo controlados a infusão do fluxo e o volume total injetado dentre os parâmetros estabelecidos.
Um potente vasodilatador, o gás carbônico aumenta o fluxo de oxigênio para os tecidos (pele e anexos) ao melhorar a circulação no local da aplicação. Um tecido melhor oxigenado cicatriza melhor, produz mais colágeno, reestrutura suas fibras e ganha mais firmeza.
Indicações: Olheiras, Pescoço, Papada e Pálpebras.
O número de sessões varia de caso a caso, mas em média, são necessárias de 5 a 10 aplicações, 1 ou 2 vezes por semana.
A carboxiterapia melhora o contorno facial e diminui a papada, as rugas faciais e flacidez do pescoço. Os pacientes observam uma diferença nas primeiras aplicações.
Os resultados são uma pele mais lisinha, firme e nutrida.

 

Drenagem Linfática Facial

Técnica de massagem que ajuda a ativar a circulação sanguínea, promovendo o relaxamento dos músculos da face, e a eliminar as

toxinas (que formam as linfas), causadoras das linhas finas e marcas de expressão. Suas vantagens vão desde revitalizar a pele do rosto, amenizar olheiras e até tratar hematomas decorrentes de traumas, doenças e cirurgias.

Todos os toques e manobras da drenagem linfática facial, assim como acontece na corporal, devem ser feitos suavemente. Os movimentos são de deslizamento e bombeamento e têm a finalidade de desobstruir os canais linfáticos, causando sensação de bem-estar e provocando maior eliminação do líquido retido no organismo.

 

Corrente Russa Facial

Consiste em uma técnica de eletroestimulação para flacidez e fortalecimento de musculatura;

Procedimento realizado através de impulsos elétricos capaz de promover a contração muscular por meio de corrente alternada de média frequência e despolarizada, em que eletrodos são acoplados à pele;

A eletroestimulação russa permite o trabalho das diferentes fibras musculares, gerando um aumento da tensão muscular, melhorando o tônus, estimulando o fluxo sanguíneo e linfático;

Esse processo possibilita maior rigidez da musculatura e contorno facial definido.

 

Pré Operatório Cirurgia Plástica Facial

Caminhando ao lado da cirurgia plástica, a fisioterapia dermato funcional é uma grande aliada nos procedimentos que sucedem à cirurgia. Neste período os recursos fisioterapêuticos, atuam na tentativa de proporcionar um ambiente ideal para que a reparação da lesão aconteça, estimulando as respostas adaptativas do organismo e conduzindo ao processo de reabilitação. Estes recursos quando empregados adequadamente, auxiliam na diminuição do tempo de repouso, restauram a funcionalidade e aceleram a recuperação do paciente.

 

No pré operatório orienta-se a paciente a fazer uma esfoliação enzimática seguida de hidratação. É importante que as camadas da pele estejam em níveis normais de água antes da cirurgia ser realizada, por isso a esfoliação e hidratação são feitas na mesma semana da cirurgia. A esfoliação tem por finalidade retirar resíduos das camadas superficiais da pele, melhorando assim sua permeabilidade. Já a hidratação aumenta a elasticidade do tecido, facilitando assim as incisões, e previne uma possível desidratação.

 

A Drenagem Linfática Manual, realizada no Pré Operatório, diminui o excesso de liquido, eliminando as toxinas acumuladas no organismo. O ideal é fazer o pré operatório no mínimo uma semana antes da cirurgia e em dias alternados, sendo que a última aplicação deverá coincidir com a véspera do procedimento cirúrgico.

 

Para o pré operatório facial pode ser realizado uma drenagem linfática manual, a drenagem com bamboo, limpeza de pele, peeling de diamantes, hidratação facial de fios de seda, para a pele ficar hidratada e limpa e ter um pós operatório com menos hematomas e edemas.

 

Objetivos do tratamento Fisioterapêutico Pré Operatório

 

O tratamento Fisioterapêutico Pré Operatório tem por objetivo melhorar a circulação sanguínea e linfática, melhorar a penetração de produtos nutritivos e hidratantes que irão preparar a pele para a cirurgia, produzir relaxamento físico, aliviar a ansiedade e tensão.

 

Principal benefício do Pré Operatório

 

Facilitar a cirurgia do médico, minimizar edema e hematomas na paciente, deixar a região limpa e hidratada.

 

Cuidados Pré Operatórios

 

- Evitar bebidas alcoólicas e comidas pesadas na véspera da cirurgia;

-Evitar todo e qualquer medicamento para emagrecer, inclusive diuréticos;

- Evitar todo e qualquer medicamento à base de ácido acetilsalicílico (AAS, Aspirina, Melhoral, Bufferin) ou qualquer medicação contendo ervas (Arnica, GinkoBiloba, etc.), com efeito anticoagulante pelo menos 15 dias antes da cirurgia. Evitar também o uso de anti-inflamatórios. Dipirona e Paracetamol podem ser usados em caso de dor;

- Evite fumar;

- Evite exposição solar;

- Faça drenagem linfática para eliminar impurezas.

Pós Operatório Cirurgia Plástica Corporal e Facial

Todo tecido submetido a uma cirurgia sofre uma agressão tecidual que gera algum tipo de lesão, que prejudica a função do tecido. Durante o processo de reparação tecidual encontram-se alterações como edema, hematomas, equimoses, aderências e fibrose. Cabe ao Fisioterapeuta Dermato Funcional atuar com todos os recursos disponíveis para minimizar essas alterações, sendo um forte contribuinte tanto no Pré quanto no Pós Operatório (P.O.).

 

A atuação fisioterapêutica no P.O. de cirurgia plástica possui importante papel quanto à aceleração do processo de reabilitação. É focada na prevenção das complicações pós cirúrgicas objetivando restaurar a funcionalidade, tendo um caráter estético e reabilitador do paciente globalmente, melhorando o quadro álgico, a ansiedade, o edema e a funcionalidade do paciente, o restabelecendo de uma maneira global.

 

O tratamento fisioterapêutico no P.O. é amplamente variável, para que se possa oferecer um tratamento adequado, é imprescindível o conhecimento das alterações funcionais apresentadas pelo paciente no momento da avaliação.

 

É importante que o tratamento seja realizado por um profissional de fisioterapia especializado na área de Dermato Funcional e tenha experiência em pré e pós cirurgias e procedimentos estéticos utilizando técnicas específicas para cada caso e procedimento específico. Após 2 dias da realização da cirurgia já se deve fazer o tratamento pós-operatório para evitar fibroses e aderências.

 

Benefícios de um bom P.O.

- Eliminar o edema e hematoma pós cirúrgico;

- Anular o aparecimento de fibroses;

- Modelar o corpo;

- Melhorar a auto estima do paciente;

- Fazer com que ele retornar o mais rápido possível as suas atividades.

 

Tratamentos

Liberação Tecidual Funcional (LTF): facilita o processo de reparo pós-lesão auxiliando o comportamento mecânico e físico dos tecidos, além da dinâmica dos fluídos teciduais. A técnica específica deve ser empregada precocemente na fase inflamatória, suprindo as demandas metabólicas do tecido, prevenindo que na fase de remodelamento tecidual, ocorram intercorrências como aderências e alterações de cicatrização. Tensões mecânicas aplicadas ao tecido em cicatrização fazem com que ocorra uma organização dos feixes de colágeno de forma mais natural, com mais elasticidade que quando não aplica tensão. Essa é a maneira mais eficaz e rápida de tratamento especifico para fibroses e aderências em cirurgia plástica, podendo ser associada ou não aos outros recursos fisioterapêuticos disponíveis.

 

Drenagem Linfática Manual (DLM): atua drenando os líquidos excedentes que banham as células e auxiliando na manutenção do equilíbrio hídrico dos espaços intersticiais. É responsável pela evacuação dos dejetos provenientes do metabolismo celular. Além disso, promove uma grande melhora no quadro álgico por diminuir a congestão tecidual, contribuindo também para o retorno precoce da sensibilidade cutânea local. O tratamento deve iniciar ainda na fase aguda, e a aplicação da técnica é realizada com pressões manuais suaves, lentas e rítmicas.

 

Ultra Som (US): auxilia na reabsorção de hematomas, reduzindo as chances de formação fibrótica, previne a formação de cicatrizes hipertróficas e quelóides, e ainda melhora a nutrição celular, reduzindo o edema e a dor, consequências da melhora da circulação sanguínea e linfática. É usado sempre respeitando as fases da cicatrização da cirurgia.

 

Manthus: apresenta cabeçote Tripolar que gera ultra som e correntes estéreo-dinâmicas ao mesmo tempo, permitindo que o tratamento seja mais rápido e efetivo. Ele é especialmente importante em pós operatório de pacientes que tenham tendência a formar fibroses de difícil tratamento.

 

Endermologia: é um procedimento que associa massageamento à vacuoterapia, além de ajudar no aumento do fluxo sanguíneo e da nutrição celular. O aparelho promove massagem local com a ajuda de esferas que ficam em sua base inferior, fazendo a sucção da pele. Reduz e previne fibroses, aderências e ativa a circulação.

 

Radiofrequência (RF): o calor da RF visa melhorar a qualidade do tecido cicatricial, tratando as fibroses e aderências. Sua utilização é de grande importância a partir do momento e que se avalia a presença de fibroses, normalmente na fase proliferativa. No entanto, para alcançar o nível terapêutico de aquecimento a temperatura atingida nos tecidos deve situar-se entre 40º e 45º, abaixo desse nível os efeitos do aquecimento são considerados insuficientes. O aparelho é ótimo para tratar e prevenir aderências e flacidez de pele no pós operatório.

 

Massageador com vibrador: É um aparelho que contém Infra vermelho, massageador e vibrador que melhora a circulação dos tecidos, fibroses e aderências.

 

Carboxiterapia: A ação da carboxiterapia é baseada em dois mecanismos para o pós operatório de cirurgias:

- Considerado um potente vasodilatador, o gás carbônico aumenta o fluxo de oxigênio para os tecidos (pele, gordura), melhorando a circulação no local da aplicação. Um tecido mais oxigenado melhora muito fibroses e aderências, cicatriza tecidos e produz mais colágeno.

 

- O segundo mecanismo de ação se deve à distensão da pele pelo gás, isso leva a uma retração do tecido distendido e consequente melhora da flacidez. É usado Sempre respeitando fases de cicatrização da cirurgia.

O sucesso de uma cirurgia plástica não depende somente do procedimento cirúrgico. A preocupação com os cuidados no pré e pós-operatório previne possíveis complicações e promove um resultado estético mais satisfatório. É função do fisioterapeuta preparar o paciente para o ato cirúrgico, no que diz respeito a qualidade de pele no local a ser tratado, melhorando a hidratação da região e o metabolismo local. O pré-operatório prepara o paciente para o procedimento cirúrgico e faz com que o pós-operatório seja mais tranqüilo e com maior garantia de sucesso. O Fisioterapeuta Dermato Funcional, que tenha título e formação na área de pré e pós-operatório de cirurgia plástica é, sem dúvida, o profissional mais indicado.

Tratamento para Gordura Localizada

O excesso de gordura corporal e a ação hormonal podem levar ao depósito de tecido gorduroso em determinadas partes do corpo.

 

 No homem o local preferencial é a barriga e os “pneuzinhos” e na mulher Ginóide é a região do quadril, onde aparece o famoso “culote”. Na mulher Andróide, é na barriga, como no homem.

 

 O excesso de gordura pode existir mesmo em pessoas sem excesso de peso, o que explica a presença de culote ou barriga mesmo em mulheres aparentemente magras. A Correção da Composição Corporal pode melhorar a gordura localizada. Pequenas deposições podem desaparecer, mas, em muitos casos, essa gordura dificilmente é mobilizada, mesmo perdendo peso.

 

Tratamentos Clínicos, como Manthus, Carboxiterapia, Endermologia, Eletrolipólise, Radiofrequência e Drenagem Linfática podem tratar a gordura localizada com excelentes resultados.

 

A Cirurgia não elimina a necessidade de Correção Alimentar e Exercícios Físicos. Como sempre, em toda a abordagem para Harmonia Corporal, são necessárias técnicas complementares e combinadas.

 

Dicas Importantes:

 

- Cultivar melhores hábitos alimentares que reduzem a quantidade de gordura e calorias ingeridas.

 

- Praticar exercícios irá fazer seu corpo começar a queimar a gordura localizada.

 

- Faça um exercício aeróbico 3 a 4 vezes por semana. Com isso o seu metabolismo ficará mais acelerado e você queimará mais calorias.

 

- Faça um exercício de resistência muscular umas duas vezes por semana. Desta forma você aumentará sua massa muscular e seu organismo passará a queimar mais calorias mesmo quando estiver descansando, assistindo televisão ou no trabalho.

 

- Troque os alimentos com farinhas brancas, por alimentos integrais e com baixo índice glicêmico, o que ajuda a aumentar a saciedade.

 Veja nossa publicação http://fisiobeauty.blogspot.com.br/2016/03/dietas-fogem-da-contagem-de-calorias-e.html

 

- Coma mais vezes por dia e diminua a quantidade de alimentos de cada refeição. Ao invés de só comer no café da manhã, almoço e janta, inclua mais umas 3 refeições no dia. Isso evitará que o seu metabolismo fique lento e que seu organismo use massa muscular como fonte de energia. Além disso, evite comer alimentos com alta concentração de gordura.

 

- Faça exercícios abdominais 2 vezes por semana. Eles não queimam a gordura, mas tonificam os músculos que estão embaixo da gordura. Isto irá melhorar a aparência da sua cintura. Principalmente se você não tem o hábito de fazer abdominais, você possivelmente afinará um pouco sua barriga. Faça entre 2 a 5 séries que tenha 20 repetições.

 

- Faça drenagem linfática regularmente e comece um dos procedimentos para redução de gordura localizada que os resultados logo irão aparecer.

 

 

 

Tratamento para Flacidez

A flacidez é a falta de tonicidade da pele gerada por fatores genéticos, ambientais e de maus hábitos, como falta de exercícios físicos. A flacidez pode ser da pele, dos músculos ou de ambos. A pele geralmente está sobreposta ao músculo e acompanha a tonicidade do mesmo.

 

Se o músculo está flácido, a pele também parece flácida, porém se a pele está flácida e o músculo tonificado, então a aparência não é tão evidente. A pele tem um tecido e o músculo é outro. O músculo espessa ou “cresce” conforme os exercícios, já a pele não.

 

Com o passar dos anos as pessoas ficam mais suscetíveis a flacidez, porque ocorre perda muscular e aumento de gordura. A produção de colágeno e elastina, que são as fibras mais importantes da tonicidade da pele, também diminuem com a idade.

 

Flacidez Muscular

 

A flacidez muscular é tratada através da musculação e do Pilates. Para pacientes que querem potencializar o resultado da musculação ou para os pacientes que não gostam de fazer musculação existe a possibilidade de realizar a Corrente Russa no consultório com excelentes resultados.

 

Flacidez de Pele

 

Todos os tratamentos para fortalecimento muscular também ajudam parcialmente na melhora da flacidez de pele.

A flacidez leve na região da Papada, abdome, braços, coxas entre outras regiões respondem muito bem a Radiofrequência e Carboxiterapia.

A flacidez muito grande da pele responde apenas a tratamentos cirúrgicos.

 

Tratamento para Estrias

Estrias são lesões longas, lineares e geralmente paralelas decorrentes da ruptura das fibras de colágeno e elastina da pele.

 

O principal fator para o desenvolvimento de estrias é genético. Porém, há outras condições que favorecem o aparecimento das estrias como, o estiramento durante a gravidez, alteração hormonal na adolescência, uso prolongado e em altas doses de corticosteroides, aumento de peso e crescimento acelerado na puberdade.

 

Assim que surgem, são estrias vermelhas niveladas ao restante da pele, parecendo arranhões. Pouca gente sabe, mas essa tonalidade escura tem razão de ser. Assim que as fibras se rompem ocorre um processo inflamatório. Para que a inflamação cesse, o organismo manda mais sangue para a área. Ele permanece lá por meses, até que a “ferida” se transforme em uma cicatriz esbranquiçada e funda. Por isso, quanto antes à estria for tratada, maiores as chances de sumir. Nas linhas avermelhadas, por exemplo, um único tratamento pode resolver. Porém, nas brancas e fundas, os médicos e fisioterapeutas precisam associar dois, três ou até quatro técnicas para diminuir a profundidade e espessura das marcas.

 

O tratamento tem como objetivo melhorar a aparência e aspecto estético.

 

Há várias técnicas de tratamento para estrias:

 

- Carboxiterapia

- Dermoabrasão com Peeling de diamante;

- Eletrolifting

 

 

 

Para obter mais informações marque uma avaliação, será explicado todo o tratamento, o tipo de estrias e quantas sessões serão necessárias para eliminá-las ou suavizá-las.

 

Tratamento para Celulite

A celulite é um problema estético provocado por diversas causas que atuam em conjunto.

 

Principais Causas

 

- Má Circulação sanguínea;

- Sedentarismo e fumo;

- Prisão de ventre – aumenta o volume intestinal, dificultando o retorno do sangue;

- Obesidade;

- Disfunção Hormonal;

- Pílula anticoncepcional;

- Herança genética;

- Alimentação errada – Dieta rica em gorduras e carboidratos (massas, doces, pães) não causam diretamente a celulite, mas aumentam o peso e acúmulo de gordura localizada.

 

A celulite se apresenta em quatro estágios de evolução:

 

Primeiro grau – Quando aperta ou belisca aparecem “furos”.

Segundo grau – Quando alguma região do corpo está mais fria, como coxa ou bumbum. Há irregularidades na pele (nódulos) quando pressionada.

Terceiro grau – Quando os “furos” da celulite são visíveis, mesmo sem beliscar.

Quarto grau – Além dos furos visíveis há depressões na pele e dor na área comprometida.

 

Em todos os estágios é importante manter hábitos saudáveis de vida:

 

Atividade física

Alimentação equilibrada (rica em fibras, pobre em doces, massas e gorduras e beber no mínimo 2 litros de água por dia).

 

Com essas informações fica claro que quanto mais cedo iniciar um tratamento estético melhor é o resultado do tratamento da celulite.

 

Tratamento

 

O tratamento da celulite irá variar de acordo com o grau de celulite que o paciente apresentar:

 

Celulite grau 1, 2 e 3

 

- Avaliação nutricional, corrigindo erros alimentares e se necessário dieta hipocalórica para Emagrecimento.

- Carboxiterapia;

- Corrente Russa;

- Cremes anticelulite – atuam na melhora do ressecamento da pele e favorecem a massagem manual;

- Drenagem Linfática;

- Endermologia;

- Manthus;

- Radiofrequência;

- Plataforma Vibratória

 

Celulite grau 4

Em casos avançados pode-se realizar Lipoaspiração e subcisão.

 

IMPORTANTE: Ao submeter-se ao tratamento anticelulite e obter resultados satisfatórios não acredite que você está se livrando definitivamente do problema. Os procedimentos melhoram o local em que se encontram as células de gordura, mas não curam definitivamente. Por isso é importante para quem tem celulite fazer manutenção com drenagem linfática, manter hábitos saudáveis, praticar exercícios físicos e ter uma dieta balanceada.

 

Tratamento para Gestante

A gestação é um fenômeno fisiológico que acarreta uma série de modificações no organismo materno, com a finalidade de garantir o crescimento fetal, proteger o organismo materno e ainda, possibilitar a recuperação puerperal e nutrição do recém-nascido.

 

Essas modificações se fazem videntes nos aparelhos cardiocirculatório, digestivo, respiratório, ósteo-articular, além de alterações metabólicas, endócrinas, hematológicas e mamárias. Todas essas transformações aumentam o risco de estrias, celulite, edemas, varizes, manchas, acne e aumento exagerado de peso, podendo então afetar a aparência da gestante. A gestante tende a ter instabilidade emocional, sendo que somado as alterações dermato-funcionais, há um risco de apresentarem baixa autoestima, o que afetaria de forma negativa a gestação. Atualmente, sabe-se que as gestantes podem realizar tratamentos estéticos, que juntamente com recomendações nutricionais e atividade física, auxiliam a manter uma boa aparência e saúde durante os nove meses.

 

Alterações estéticas e funcionais na gravidez

 

- Celulite, edema e varizes

 

A explicação para as varizes gestacionais,está relacionada principalmente à ação hormonal do estrogênio sobre a parede das veias, associada ao aumento da pressão venosa produzida pelo útero gravídico. Essas alterações venosas podem desenvolver varizes nas pernas, na região do períneo e hemorróidas. Isso dificulta o retorno venoso, o que favorece o aparecimento de varizes e compromete a eliminação de líquidos e toxinas, fatores que estimulam a celulite. A retenção hídrica também pode ocorrer durante este período, por estas mesmas razões, resultando em edemas, principalmente de membros inferiores.

 

- Estrias

 

Estas ocorrem por influência do fator hereditário e por causa do aumento da produção de estrógeno, que compromete a capacidade de regeneração da pele. As estrias costumam aparecer na barriga, nos seios, nas coxas e nas nádegas.

As estrias também surgem quando a pele é submetida a uma distensão excessiva, como ocorre durante a gravidez, ou quando se engorda e emagrece rapidamente, onde as fibras elásticas e colágenas do tecido conjuntivo da derme se rompem ou se distendem. O resultado é o aparecimento de linhas lineares dispostas de forma paralela entre si e perpendiculares às linhas de tração da pele.

 

- Modificações cutâneas

 

A pele se torna tensa e frágil com o aumento da vascularização. Existe maior conteúdo hídrico na derme e hipoderme, tornando a pele mais hidratada. Isto ocorre devido às alterações do estrógeno. Os altos níveis hormonais do organismo durante os meses de gestação também estimulam a produção de melanina e podem causar o aparecimento de manchas no rosto e no colo da mulher, denominado melasma. Clinicamente adota a forma de manchas simétricas nas bochechas e nariz, ou de uma máscara que ocupa toda a face, respeitando a zona ao redor dos olhos, boca e a região próxima ao couro cabeludo. Estas manchas pioram com o sol, e podem desaparecer após a gravidez. A hiperpigmentação ocorre em até 90% das gestantes. Pode haver aumento da secreção sebácea, resultando em um aumento da oleosidade da pele e suor, podendo ocorrer acne.

 

- O ciclo piloso durante a gravidez

 

A gravidez tem relativamente poucos efeitos sobre o crescimento dos cabelos, apesar da complexidade das modificações endócrinas. Os estrógenos podem escurecer os cabelos durante a gravidez, da mesma forma que ocorre com a pigmentação da pele. A perda de cabelo aumenta até o primeiro mês logo após o parto e, na maioria dos casos, até o quarto mês. Os cabelos começam a crescer espontaneamente entre 3 a 12 meses após o parto.

 

- Peso

 

A gestação é considerada como um fator de risco para o desenvolvimento de obesidade em mulheres.

Tratamentos para Gestantes

A gestação é sem dúvida um período de grandes mudanças emocionais e físicas. A Fisioterapia DermatoFuncional juntamente com Recomendações Nutricionais e atividade física, proporciona a gestante uma melhor aparência e bem-estar, atuando eficazmente em muitas destas mudanças, tendo como consequência uma melhor qualidade de vida durante o período gestacional.

 

Drenagem Linfática Manual:

 

 É o tratamento estético mais indicado para a gestante. É uma massagem suave e lenta, que ajuda a reduzir a retenção de líquido no corpo e diminui os inchaços típicos da gravidez, auxiliando assim na redução da celulite. A drenagem linfática feita por aparelho só é indicada após o parto, pois esta afirma que não há controle da pressão exercida sobre o corpo.

 

Massagem Relaxante:

 

 Para diminuir a ansiedade, melhorar o sono, diminuir o estresse e até diminuir a dor o parto. A massagem pode ser realizada em decúbito lateral ou com a paciente semi-sentada. É possível adaptar a posição de acordo com o bem-estar da paciente. A massagem auxilia também na redução do edema e melhora a circulação.

 

Peeling de Diamantes:

 

É um peeling abrasivo que contém uma ponteira diamantada e um vácuo no qual limpa profundamente os poros e clareia a pele, sem produtos químicos. Pode ser feito uma vez a cada 20 dias.

Seus resultados são excelentes, proporcionando para sua pele maciez, brilho, diminuição dos poros dilatados e clareamento.

 

Pilates: 

 

O Pilates está indicado para a gestante quando liberado ou indicado pelo médico, geralmente a partir do terceiro mês de gravidez. O Pilates ajuda a evitar o edema característico dessa fase, além de aliviar as dores nas costas, que ocorrem principalmente na região lombar, em decorrência das alterações posturais e mudança do eixo corporal. Quando bem orientado o Pilates para a gestante visa também fortalecer a musculatura da região perineal, que sofre muito devido ao aumento da pressão pelo crescimento do feto. Os alongamentos característicos dessa técnica aliviam as dores e ajudam a relaxar e evitar as dores nas costas e pernas.